sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Os 9 inventores brasileiros que não consta em nossa história ou na história mundial:

1) Santos Dumont: De quem é a patente do avião, Santos Dumont ou irmãos Orville e Wilbur Wright? Sabe-se que 14-bis, foi o primeiro avião que foi impulsionado com motor a combustão e pioneiro na decolagem autônoma enquanto os irmãos Wright foi com a ajuda de uma catapulta principalmente necessitava do vento para se erguer no ar, não possuindo sistema de direção. O voo dos irmãos Wright ocorreu com a presença do presidente do banco da cidade e alguns funcionários públicos enquanto do Santos Dumont foi com a presença de especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato, tanto que o voo foi marcado com 15 minutos de decolagem.

2) Roberto Landell de Moura: foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, considerado como o patrono dos radioamadores do brasil e o pai brasileiro do rádio, foi pioneiro nos experimentos de ondas eletromagnéticas sendo o primeiro a transmitir sua voz num rádio com sucesso tanto que foi ele quem criou o telefone sem fio e o telégrafo sem fio. Porém, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi, mundialmente considerado o pioneiro da radiotransmissão e inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896, só conseguiu transmitir sinais telegráficos (aquele "tec-tec-tec") a algumas centenas de metros no canal da mancha, em 1899. O nome de Landell só foi conhecido no mundo em 1942, quando a Justiça americana decidiu que Marconi (que leva a fama até hoje) não era o inventor da radiotransmissão.



3) Nélio Nicolai: foi inventor da tecnologia de identificação do número telefônico de quem faz e recebe ligações, o nome de sua invenção é chamada BINA que significa "B identifica o número de A". Hoje, ele trava com a justiça brasileira e de vários países para provar que o invento é seu, ele alega que as operadoras e fabricantes de telefones copiaram sua tecnologia que ele inventou, sem pagar ou até mesmo garantir os direitos autorais de sua obra.


4) Augusto Severo de Albuquerque Maranhão- brasileiro, apresentou o primeiro projeto de dirigível móvel "semi-rígido" - em vez de usar apenas tecido, parte da estrutura do invento tinha uma armação de metal para melhorar a sustentabilidade. Criatura e criador tiveram um fim trágico: no vôo inaugural, quando o dirigível estava a 400 metros de altura, uma explosão detonou o aeróstato e matou os dois tripulantes - Severo e seu mecânico. Apesar de pouco conhecidas, as inovações estruturais do dirigível semi-rígido ajudaram a aperfeiçoar o zepelim, inventado em 1900. 


5) Bartolomeu de Gusmão- fez perante a corte portuguesa cinco experiências com balões de pequenas dimensões construídos por ele: na primeira, realizada no dia 3 na Casa do Forte, o protótipo utilizado pegou fogo antes de subir; na segunda, feita no dia 5, noutra dependência do palácio, a Casa Real, o aeróstato, provido no fundo duma tigela com álcool em combustão, se elevou a 4 metros, quando começou a arder ainda no ar, sendo imediatamente derrubado por dois serviçais armados de paus, receosos dum incêndio aos cortinados do recinto; na terceira, feita no dia 6 novamente na Casa do Forte, o balão, contendo no interior uma vela acesa, logrou fazer um vôo curto, mas se queimou no pouso; na quarta, feita no dia 7 na praça do comércio, o balonete elevou-se a grande altura, pousando lentamente minutos depois; na quinta, feita no dia 8 na Sala das Audiências, no interior do Palácio Real, o globo subiu até o teto do aposento, aí se demorando, quando enfim desceu com suavidade. A idéia surgiu quando o religioso observou uma bolha de sabão e sacou que o ar quente é mais leve que o ar exterior, e pode ser usado para fazer coisas vagar pelo ar. O balão foi visto com graça, mas ninguém botou fé na invenção. Em 1783, os franceses Étienne e Joseph Montgolfier criaram um balão nos mesmos moldes do Passarola. Entraram para a história como pioneiros.


6) Manuel Dias de Abreu- Em 1921 publicou uma obra pioneira sobre a interpretação radiológica das lesões pulmonares chamada Radiodiagnóstico na tuberculose pleuropulmonar. Em 1935, em decorrência dos aprimoramentos dos aparelhos fotográficos, retomou suas experiências no antigo Hospital Alemão do Rio de Janeiro. É nesse período que o cientista concebe um método rápido e barato de tomar pequenas chapas fotográficas dos pulmões para maior facilidade de diagnóstico, tratamento e profilaxia da tuberculose e do câncer de pulmão. Era a invenção da abreugrafia, nome dado em homenagem ao cientista e reconhecida em 1936 pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e depois adotada universalmente.


7) Francisco João de Azevedo- A invenção do padre Azevedo parecia com um piano de 24 teclas que imprimiam letras num papel - para mudar de linha, era preciso pisar em um pedal na parte de baixo do aparelho. Alegando estar velho e doente, o padre entregou seu invento ao negociante George Napoleon Yost, com a promessa de que havia pessoas interessadas em fabricá-lo nos Estados Unidos. Em 1874, o americano Christofer Sholes apresentou um modelo quase igual ao do padre Azevedo. A empresa Remington se interessou e passou a fabricar as máquinas, sem nem lembrar do brasileiro.


8) Julio Cezar Ribeiro de Souza- O paraense Julio Cezar mandou bem unindo o balonismo e a aviação para conceber o primeiro dirigível de todos os tempos. Mas o problema é que ele demorou para dar asas à novidade... Em 1884, o cara recebeu a notícia de que os franceses Charles Renard e Arthur Krebs haviam plagiado o seu projeto e realizado pela primeira vez na história um vôo a bordo de um balão dirigível. E o pior: sem fazer qualquer referência às teorias do inventor brasileiro! Apesar de ter patenteado sua invenção em 1881, Julio Cezar nunca conseguiu voar com seu invento. Foram algumas tentativas frustradas e só.


9) Hercules Florence- Nascido na França e radicado na atual Campinas (SP), esse franco-brasileiro foi quem primeiro descobriu uma forma de gravar imagens com o uso da luz. Ele bolou um método para imprimir fotos usando papel sensibilizado com nitrato de prata - princípio fotográfico usado até hoje em revelações. Nascia a photografie. Três anos depois, o processo de revelação fotoquímica ganhava notoriedade na França com as pesquisas de Louis Daguerre e Joseph Niépce. Ao saber que os franceses estavam sendo considerados os pais da fotografia, Florence abandonou as pesquisas.

13 comentários:

Lucas Adonai disse...

Caramba, nao acredito que o pai da aviação nao consta na historia mundial!

blogger disse...

Em alguns países ele não consta, mais a outros que sim, ele é lembrado como os irmãos Wright.

Geeker 2000 disse...

Vejo que és bom em história hein amigo?! bacana,um post de qualidade e falando sobre nosso Brasil,é raro isso hoje em dia! achei bem bacana e imagino o trabalho que não deve ter dado para coletar todas as informações e as pesquisas,parabéns!

Unknown disse...

De todos aqui descritos, só sabia do Santos Dumont!

Adão Filho disse...

legal

@bia_fina disse...

parabens pelo trabalho! realmente não sabia de alguns...

Kamila disse...

Eu não conhecia quase todos da lista, apenas os dois primeiros. O Santos Dumont, que é pai da aviação, claro e o padre Roberto de Moura.
Mas os outros passam desconhecidos por mim. Uma pena eles não terem sido reconhecidos pela história. :(

Victor disse...

Para nossa trsteza, Santos Dummont não é o pai da aviação. O único país que defende isso é o Brasil...

Adão Filho disse...

Legal

Larissa Linhares disse...

Raro encontrar um gênero de posto assim. Tu parece dominar bem a história geral e gostar disso. Parabéns, gostei do que escreveu e pra quem gosta e sempre quer aprender mais. É uma ótima indicação

Állef Diego disse...

Gente, em pensar que eu nunca tinha visto isso antes. muito bom, show!

Unknown disse...

Fascinante isso!

Unknown disse...

Muito boa essa matéria!