segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Modelo da Bandeira Estaduninense vs Modelo da Bandeira Nacional

    A Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).

    Embora comumente se diga que a 1º Constituição Republicana fora de inspiração positivista não há engano maior, o projeto positivista de Miguel Lemos e Teixeira Mendes fora rejeitado na Constituinte, quando então Júlio de Castilhos, um dos deputados constituintes, levará para o Rio Grande do Sul implementando-a, a consagrando na Constituição de 14 de julho de 1891 do RS, dita Castilhista. Sobre essa constituição dirá Miguel Lemos ser: "o código político mais avançado do ocidente". A República possuía um embate ideológico entre 2 modelos republicanos, o liberal de matriz estadunidense e o positivista baseados nas idéias de August Comte. A distinção entre esses 2 modelos é a liberdade do homem público subordinado aos interesses coletivos (positivista), e a do homem privado, onde o coletivo é a soma dos interesses individuais (liberal). O modelo republicano liberal era defendido pelos proprietários rurais, especialmente pela bancada paulista, para esses os EUA era o modelo republicano a ser seguido. Convinha-lhes a definição individualista do pacto social, a participação popular era evitada e ao definir o interesse público como a soma dos interesses individuais, fonercia a justificativa para a defesa de seus interesses particulares. O modelo republicano positivista era defendido por pequenos proprietários, militares, profissionais liberais, jornalistas, professores e estudantes.

   Desde sua adoção pelo governo provisório em 1889, a então nova bandeira do Brasil recebeu críticas e suscitou polêmicas na imprensa diária, em livros e na tribuna parlamentar. Seja por argumentos subjetivos, como seu apuro estético, seja por argumentos objetivos, como o uso simultâneo de tantas cores (verde, amarelo, azul e branco) e o fato de ser essa uma bandeira custosa e de difícil reprodução.

  O lema "ordem e progresso" foi objeto de protestos por se relacionar com o positivismo. Segundo José Feliciado, que o defendeu, o lema simboliza os elementos dominantes na ocasião da proclamação da República, isto é, os positivistas. Esta bandeira, por fim, recebeu diversas críticas de personagens ilustres de nossa história como: Albert Santos Dumont, Osório Duque Estrada, Eduardo Prado, Sampaio Dória, Eurico de Goes, Quintino Bocaiúva, foram opositores desta bandeira. Ela foi adotada, graças, a Benjamim Constant, mentor e artífice do golpe de estado que destitiu o imperador D. Pedro II do poder.

   A bandeira de modelo estaduniense foi proposta pelo Rui Barbosa que queria criar um Brasil sob os moldes estaduniense, porém foi recusada, já que o modelo da bandeira apenas se tratava de interesses de fora e não inaugurava nenhuma ideia republicana, persistiu até a revolução de 30. Para mais informações: 
Ressurreição Nacionalista)



8 comentários:

Lucas Adonai disse...

gostei do blog! :D

Matheus Laville disse...

É a bandeira está melhor como está atualmente e desfazer do lema é uma coisa difícil (mesmo não tendo ordem direito ,mas com Dilma no poder ela está colocando ordem ,porem ainda está um pouco difícil)então a bandeira é bastante nova e nunca vai envelhecer!

Marco disse...

a bandeira atual é muito melhor, e a dilma está fazendo muita merda, não só ela como os polítcos brasileiros, o que menos têm aqui é ordem e progresso, o lema do brasil deveria ser desordem e retrocesso.

KGeo disse...

gosto muito da nossa bandeira atual

Unknown disse...

prefiro a bandeira como ela é hj mesmo: linda!

Lucas Adonai disse...

Prefiro mil vezes a bandeira atual!

Arlan Souza disse...

Nossa bandeira é muito bonita e honrosa, só que me entristece é que simbolismo esteja perdido e sua frase quase nunca posta em prática.
O tema abordado é muitissimo inteligente, precisamos de mais blogs assim.
Parabéns e boa sorte!!

Se puder, me faça uma visita!

http://camaleaosentimentalista.blogspot.com.br/

Victor disse...

É simplesmente a mais linda bandeira do mundo.