sábado, 18 de agosto de 2012

Tiradentes nunca foi um Herói

Mesmo que esse blog seja para tratar sobre assuntos relativos a ideologia do nacionalismo econômico, mexendo um pouco na história de nosso país é factual apoditicamente insinuarem Tiradentes, como sendo um herói que tornou claras as suas ideias republicanas e que este a inspirou para que se tornasse realidade, porém é fácil afirmarem isto numa tv brasileira numa transmissão aberta como a sbt ou entre outras emissoras, nos livros de história, e dentre outras publicações contudo Tiradentes foi um homem que se envolveu de "bandeirinha" num movimento que não tinha nenhuma pretensão liberalista e nem mesmo libertário, apenas um movimento que colocava quatro condições, as mesmas de Filipe dos Santos, pra quem tenha estudado este sujeito e sua revolta, sabe muito bem deste axioma. Tiradentes, foi um homem que foi tido como líder apenas para que a elite não fosse acusada e assim, não incitasse tanta a população quanto a outros da mesma classe dos integrantes do movimento, usando este como exemplo; Porque seria o mesmo que a de Filipe dos Santos? Vale ressaltar que é inconfidência, não independência e que o movimento é definido como nativista e não separatista.

Até hoje, não entendo porque teimam em divulgar fatos que não tem haver com a verdadeira história ao povo, maldita sociedade coronelista que propagou falácias para assim, se incentivasse a república. E aquela ideia separatista nunca ocorreu apenas em trechos é tido uma liberdade em metáforas, pois se o movimento era para separar Minas do resto dos estados, teria que ainda passar por aprovação popular e da elite agrária desta época, vale ressaltar que naquela época, um movimento que tivesse como intuito uma separação da América portuguesa ou de algum estado era tido como uma ideia abominável, já que naquela época, a sociedade dependia e muito dos seus governantes e da coroa, além de que a maioria da população eram filhos ou netos de portugueses ou eram portugueses e a sociedade agrária mesmo que possuísse tantos recursos, eles eram os primeiros das lista a depender mais ainda, a ideia do movimento inconfidente era a diminuição do quinto, o imposto exigido pela mineração.

Outra Tiradentes não foi influenciado por ideias da revolução francesa porque antes mesmo deste ou outro alguém saber e criar tal visão, ainda não havia sido feita a revolução francesa portanto é outra mentira de nossas livos de histórias, lembrem-se do ano e a data da prisão com o dia da revolução.

Portanto meus queridos leitores atentem-se aos fatos e obstruam as falácias e as paralogias para que jamais caia diante da inércia e da vagareza.

Um comentário:

Victor disse...

Tiradentes foi um heroi sim. Atualmente historiadores tem refletido sobre a sua importância da Conjuração Mineira. O problema é a ideia geral sobre ele. A rebelião visava a independência de Minas e não do Brasil como nação.