tag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post4936025232845191361..comments2023-07-29T05:48:43.866-07:00Comments on Nacionalismo Econômico: TAV, para você seria uma vantagem ou uma desvantagem ao Brasil?Unknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-5885370738314877222014-02-05T09:32:09.167-08:002014-02-05T09:32:09.167-08:00Planejar trens de alta velocidade TAV antes de tre...Planejar trens de alta velocidade TAV antes de trens regionais de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil pela ordem;<br />1º Trens suburbanos, Metrôs domésticos e VLT Veículos leves sobre trilhos;<br />2º Expansão da ferrovia Norte Sul rumo ao Triângulo mineiro e Centro norte de SP (município de Colômbia) pelas ferrovias existentes e Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para cargas e passageiros;<br />3º Trens de passageiros pendulares regionais (Até 250 km/h);<br />4º TAV (Acima de 250 km/h), não existe nas Américas, inclusive nos EUA. (Somente após os três primeiros estiverem consolidados)<br />E com relação ao cenário mundial seria;<br />1º Integração Nacional;<br />2º Integração Sul Americana;<br />Trens de passageiros regionais são complementares e não concorrentes ao futuro TAV, pois servem as cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial econômico maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.<br />Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil, porém comum na Europa.<br />Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 150 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 80 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, o que seria uma insensatez sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Luz e Barra Funda, podendo serem criadas a estação Bom Retiro ou a Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.<br />Várias montadoras instaladas no tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas, e são mais adequados a topografia brasileira, com altíssima porcentagem de nacionalização.<br />Para a integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem majoritariamente a bitola de 1,676 m, (Indiana), sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~ 4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente em quantidade igual a nossa métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43 m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a bitola métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e Uruguai (mista 1,43 + 1,0 m em implantação), além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas sem fundamento.<br /><br />Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”, exatamente como acontece na Ásia e Europa.<br />Sua previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo projetado devera ser em bitola convergente dos trens regionais existentes 1,6m e que poderá trafegar tanto como trem regional, ou como TAV, porém, as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão, custos e benefícios são imprevisíveis!Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-73856442805801655792012-11-12T08:11:01.767-08:002012-11-12T08:11:01.767-08:00vai ficar só no projeto mesmo, o brasil quase nem ...vai ficar só no projeto mesmo, o brasil quase nem tem metrô.Marcohttps://www.blogger.com/profile/07632263206593472679noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-49333154218343818492012-11-07T07:43:16.919-08:002012-11-07T07:43:16.919-08:00É mesmo incrível que um país como o Brasil ainda n...É mesmo incrível que um país como o Brasil ainda não tenha um trem bala, que ainda tenha tanta miséria e fome, que não tenha um sistema de saúde digno para todos... O fato é que se tivéssemos tudo isso, faltariam promessas para serem feitas pelo políticos, seria mais difícil levar o povo no papo principalmente se tivéssemos uma boa educação. Sendo assim tudo o que precisamos nesse país será sempre uma esperança distante.Ana Estevanhttp://vozdaemocao.blogspot.com.br/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-12988011935329372022012-11-05T16:32:32.139-08:002012-11-05T16:32:32.139-08:00Belo projeto? Mesmo? E a fome, e a miséria? O Bras...Belo projeto? Mesmo? E a fome, e a miséria? O Brasil só vai evoluir quando o governo se importar com quem está aqui dentro e não quem está la fora se preparando para vir a copa ou as olimpíadas aqui. Este projeto ajudaria muito, mas as sugas por trás disso o faz ser ridículo. Já devíamos ter isso a muito tempo, engraçado que por possuir o nome "projeto" da a sensação de que está sendo construído... É uma lástima ver muitos confiarem nessas propostas depois de tudo que o brasileiro já passou.Zetruskhttps://www.blogger.com/profile/12165552070337195079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-86225153238114205712012-11-05T13:07:18.119-08:002012-11-05T13:07:18.119-08:00Concordo com Victor ,porem quem vai transforma em ...Concordo com Victor ,porem quem vai transforma em uma grande potencia eu não sei ,porem tem tudo para ser em aspectos geográficos....Matheus Lavillehttps://www.blogger.com/profile/17528710719775254736noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8708254863344479421.post-71106280625817294582012-11-05T12:58:45.251-08:002012-11-05T12:58:45.251-08:00Em um país de dimensões continentais seria de gran...Em um país de dimensões continentais seria de grande importância.Victorhttps://www.blogger.com/profile/00802969406274987559noreply@blogger.com