domingo, 7 de outubro de 2012

Voto obrigatório deveria ser ou não?

   Pra você o voto deveria ser obrigatório ou facultativo? E como em toda polêmica existem os dois lados. Um que defende a obrigatoriedade, por achar que, sendo um direito tão importante do cidadão, e que define os destinos do país através de seus vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e governadores, além é claro do presidente da República, ele deve ser obrigado a votar e exercer a cidadania elegendo o político de sua preferência para determinado o cargo. Em 1934 o voto obrigatório começou pra valer no Brasil (surgiu em 32). Uma forma torta de validar a democracia. Como se aplica a qualquer regime, mesmo os militares o mantiveram, com orgulho, em sua época. Ano que vem festejaremos, o aniversário de 76 anos que entramos nessa estrada. É hora de mudar. Existem argumentos muito bons em defesa do voto obrigatório em um país como o Brasil. Conquistamos nossa Democracia a duras penas. Quanto tempo tivemos de nos calar por vivermos numa ditadura? Já se vão quase 30 anos do fim do regime militar e ainda temos de ser obrigados a votar? Quando que um Direito maravilhoso se transforma em uma aborrecida obrigação? Atrás daquele ridículo comprovante que nos possibilita sermos empregados formalmente, fazermos concurso público, etc. Porque o voto não deveria ser obrigatório? Porque somente eleitores que tivessem interesse pela política – e em atribuir um voto consciente – participariam da eleição. Para o professor de Ciência Política da Facinter Luiz Domingos Costa, essa ideia pode resultar no entendimento do que é um eleitor, por isso alguns podem reunir a capacidade de decisão. “É um argumento bem concebido e que pode levar ao bom debate”, diz Costa. Segundo os cientistas políticos, a consequência negativa do voto facultativo é a queda da representatividade, pois há redução no número de eleitores que comparecem para votar.

  Porém tudo que é por obrigação leva ao descaso e insensatez, caberia aos candidatos conquistar eleitores pra ganhar votos, claro de forma legal, mas sendo o voto obrigatório pra que tanto empenho em se fazer entender pelo povo? Ou pra que se preocupar com moral, nome, atos e vida digna se não é isso que leva eleitores a votar, mas sim a obrigatoriedade.

   A manutenção do voto obrigatório, mesmo numa comissão que está elaborando propostas para o debate, é manifestação óbvia de um atraso. Se votar é um direito, como dizem, não pode ser uma imposição. Que eu saiba, eu não tenho “direito” de pagar imposto, mas dever. O político Humberto Costa (PT-PE), que entende muito de PT e pouco de democracia, explica por que ele quer voto obrigatório: “Os que não querem exercer o direito do voto já podem hoje votar nulo ou em branco.” É como se Costa dissesse que pagar imposto é um “direito” porque aqueles que o fazem podem protestar. É uma piada! Tanto que a conversa do petralhistas para eleger os seus colegas é de que a decisão final para o cargo, portanto de todos os subalternos, de “situação” e “oposição”, acerca do encaminhamento da política nacional já está tomada. Caberá ao eleitor decidir, se para o encaminhamento para o progresso do estado ou país, deve-se eleger aquele singelo candidato pois este pode fazer determinadas reformas que ajudaram o povo em termos de infraestrutura, educação, transporte e etc, portanto contra os interesses do povo brasileiro deverá ser eleito o/a candidato/a A, B ou C.
    Alienação está mais presente na televisão, que por conta de seus patrocinadores financiam o voto obrigatório, com determinados conceitos para um voto consciente, um voto consciente é quando nós deixarmos de votar e em determinado período de eleição depois de 4 anos, estarmos cientes de como foi o indivíduo de nossa cidade, pois saberá ele de sua existência como cidadão, e fará de tudo pra se manter nas próximas eleições cumprindo com suas propagandas eleitorais, esse tipo direito poderá impor um regime contra o elitismo presente em nosso governo atual.

4 comentários:

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Hoje q é dia de votar obrigatório.

Victor disse...

Infelizmente o brasileiro não tem mais ideia da importância do voto. A obrigatoriedade pode ser um mal necessário, mas se apenas as pessoas que quisessem fossem às urnas, talvez escolheríamos melhor.

All star e Salto alto disse...

Hey seguindo aqui

Eu simplesmente acho ridículo ser obrigatório o voto
Acho que se as pessoas fossem mais sérias no Brasil não seria preciso ser obrigatório, mas né '-'

http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

- Mariana Ferrer disse...

Tinha que ser facultativo.